Chuvas intensas atingem Norte e Sul da Bahia nesta segunda (12)
A previsão aponta para acumulados entre 30 mm e 50 mm

A combinação de calor e umidade deve provocar chuvas intensas em diversas áreas da Região Norte nesta segunda-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Estados como Amazonas, Roraima, Amapá e Pará, incluindo a Ilha do Marajó, estão sob aviso amarelo de “perigo potencial” para temporais.
A previsão aponta para acumulados entre 30 mm e 50 mm, com possibilidade de rajadas de vento que podem alcançar os 60 km/h. De acordo com o Inmet, as instabilidades tendem a se intensificar ao longo da tarde e da noite desta segunda e também na madrugada de terça-feira (13).
Até as 8h desta segunda-feira, os maiores volumes de chuva registrados no país foram nas cidades de Macapá e Porto Grande, ambas no Amapá, com 38,2 mm e 36,8 mm, respectivamente — volumes considerados significativos e comuns para o período na região amazônica.
Atenção ao tempo no Sul da Bahia e no litoral capixaba
A instabilidade também persiste em áreas do Sul da Bahia, que continua em atenção com previsão de até 50 mm de chuva. O alerta amarelo emitido pelo Inmet também abrange parte do Espírito Santo, especialmente o litoral capixaba, que pode registrar acumulados expressivos ao longo do dia.
Semana começa com previsão de chuva no leste do Nordeste
Ao longo da semana, a tendência é de que as chuvas se tornem mais frequentes no leste da Região Nordeste, com possibilidade de intensificação principalmente no Rio Grande do Norte. O Inmet destaca que as condições meteorológicas continuarão sendo monitoradas para emissão de novos avisos, caso necessário.